IPTU 2024

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Defesa Civil de Cairu implanta grupo operacional

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Cairu, presidida pelo secretário de Infraestrutura Maurício Sena, realizou na última quinta-feira (25) uma importante reunião de implantação do grupo operacional do órgão. Este coletivo, que ficou formado com representantes de órgãos da prefeitura e da sociedade civil, conta com o apoio da Defesa Civil do Estado. No encontro foram ajustados os primeiros passos visando as ações do grupo, bem como foram pontuadas as providências que já foram tomadas pelo poder executivo municipal, até o momento.

Na oportunidade, foram apresentados temas das futuras capacitações e atividades, com os objetivos de ampliar a percepção sobre os riscos e preparar os profissionais para atuarem nas situações de emergência. Os membros da Defesa Civil de Cairu e o Grupo Operacional serão treinados e capacitados por técnicos da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil - SUDEC, que foram solicitados pelo gabinete do prefeito Hildécio Meireles.

Foi realizada também uma importante palestra proferida pelo geólogo Edival Lopes, consultor contratado pelo município para a elaboração do plano de contingência e implantação da Defesa Civil local, que fez uma exposição dos riscos geológicos e mostrou as áreas mais suscetíveis a escorregamentos e/ou desmoronamentos, na ilha de Tinharé.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ivã Amorim, contextualizou sobre as questões das áreas de risco do Morro de São Paulo, explicando sobre os estudos existentes e sobre as ações e trâmites judiciais envolvidos. “As notificações já foram emitidas para todos os moradores que se encontram nas áreas de riscos, bem como as determinações da ação civil pública que tratam sobre a questão”, disse Amorim.

Além de voluntários, participaram também da reunião a Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Agentes Comunitários, secretarias do Turismo e da Saúde, AMOSP, ASSISTUR, ACOBATUR, AVAMSP, APLPIT, Associação de Quadriciclos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.