EJA

EJA
Educação de Jovens e Adultos

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Cairu é premiado na Feagri 2026 na área de projetos inovadores

O município-arquipélago de Cairu foi um dos contemplados pelo Prêmio Inova Agro, no encerramento do 6º Fórum de Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri), ocorrido nesta quarta-feira 27, no Centro de Convenções Salvador, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). A iniciativa visa reconhecer projetos de incentivo às práticas sustentáveis, inovadoras e que fortaleçam o desenvolvimento da agropecuária baiana. Na ocasião, também foi assinada a portaria de instalação do Comitê Estadual de Inovação Agropecuária.

Seminário reúne gestores municipais para fortalecer atividade nas 13 zonas turísticas da Bahia

Gestores municipais das 13 zonas turísticas da Bahia e representantes do trade turístico se reuniram nesta quarta-feira (27), em Salvador, durante o 3º Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). O encontro reforçou estratégias de integração entre Estado e municípios para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento sustentável do turismo baiano.

Cairu Faz Bonito no Maio Laranja

A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria de Políticas Sociais (Semps), realizou nesta quarta-feira (27), na sede do município-arquipélago, a culminância das Caminhadas Faça Bonito, mobilização que integrou a programação do Maio Laranja, campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Ministério da Agricultura alerta para azeite de oliva fraudado e impróprio para consumo

 Lote do azeite de oliva extravirgem San Paolo é impróprio para consumo
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), divulgou alerta de risco ao consumidor sobre a comercialização de azeite de oliva extravirgem da marca San Paolo, lote 260289, considerado desclassificado e impróprio para consumo humano.

quarta-feira, 27 de maio de 2026

Turismo do Arquipélago de Cairu avança com encontro estratégico para fortalecimento do destino

A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal do Turismo, e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizam, na próxima sexta-feira 02, na Câmara Municipal, um importante encontro estratégico voltado ao fortalecimento do turismo no arquipélago. A iniciativa reunirá representantes do poder público, especialistas e lideranças do setor para discutir ações e projetos que irão nortear os próximos passos do desenvolvimento turístico do município-arquipélago.

Governo institui lei que cria a Semana Nacional da Pesca Artesanal

O Governo Federal sancionou a Lei nº 15.414, de 21 de maio de 2026, que cria a Semana Nacional da Promoção da Pesca Artesanal, a ser celebrada na semana em que ocorrer o dia 29 de junho, data em homenagem a São Pedro e aos pescadores e pescadoras do Brasil.

Plano de desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do cacau é anunciado durante o Feagri

Os produtores de cacau na Bahia e no Brasil passarão a contar com uma política pública específica para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do fruto nos próximos quatro anos. O Plano Inova Cacau 2030 teve a portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta terça-feira (26), e anunciada pelo diretor geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Tiago Guedes, durante a abertura do Fórum de Gestores da Agricultura da Bahia (Feagri), no Centro de Convenções Salvador (CCS).

Sebrae promove encontro sobre presença digital e Google para Negócios Locais em Valença

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizará na nesta quint-feira 28 e sexta (29) o encontro “Google para Negócios Locais: Seja Encontrado, Seja Escolhido!”, voltado para empresários e empreendedores interessados em ampliar sua presença digital e fortalecer suas marcas no ambiente online.

terça-feira, 26 de maio de 2026

Secretaria do Turismo de Cairu participa de reunião da Câmara de Turismo da Costa do Dendê em Nilo Peçanha

A Secretaria do Turismo de Cairu participou, na última quarta-feira (20), da reunião da Câmara de Turismo da Costa do Dendê, realizada na Câmara de Vereadores de Nilo Peçanha. O encontro reuniu representantes do setor turístico regional para discutir ações de fortalecimento do turismo, qualificação profissional e estratégias de integração entre os municípios da região.

Geraldo Azevedo e Maria Gadú abrem o 1º Festival de Primavera de Boipeba*

A prefeitura de Cairu lançou no último domingo (24), a primeira edição do Festival de Primavera de Boipeba. O ato foi marcado pela assinatura do prefeito Hildécio Meireles autorizando a contratação dos cantores Maria Gadú e Geraldo Azevedo, além da Banda Oliveira, como primeiras atrações confirmadas para esse grande evento, que será realizado entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.

segunda-feira, 18 de maio de 2026

ESCUTA PROTEGIDA: Cairu avança na construção de protocolo unificado de proteção à criança e ao adolescente

A Prefeitura de Cairu realizou, na manhã da sexta-feira (15), o Encontro Intersetorial para a criação do Protocolo Unificado da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência. A iniciativa reforça o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos e à proteção integral da infância e da adolescência.

Tradição, Fé e Cultura marcam a Lavagem do Adro da Igreja do Divino em Boipeba

A Associação Culto Afro-Brasileiro de Boipeba realizou, neste domingo (17), a tradicional Lavagem do Adro da Igreja do Divino Espírito Santo, celebrando a força da cultura afro-brasileira, da fé e das manifestações populares da ilha.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Cairu fortalece turismo e amplia parcerias no Salão Nacional do Turismo em Fortaleza

O município de Cairu participou da 10ª edição do Salão Nacional do Turismo, realizada entre os dias 7 e 9 de maio de 2026, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Pela primeira vez sediado no Nordeste, o evento promovido pelo Ministério do Turismo reuniu todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, em uma grande vitrine da cultura, gastronomia e potencialidades turísticas do país.