IPTU 2024

segunda-feira, 6 de março de 2023

Expedição Nacional da Campanha Março Azul chega quarta-feira em Cairu

Da próxima quarta-feira (8) até sexta (10), na Sede do Município de Cairu, acontecerá uma força-tarefa para a realização de exames de colonoscopia, que serão realizados pela expedição médica nacional da Campanha Março Azul, que rastreia o câncer de intestino conscientizando a população sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento.

Cairu foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) para sediar a grande ação social da campanha, este ano. Uma estrutura considerável atenderá todos os pacientes vindos de todas as ilhas do arquipélago. Trata-se de uma atividade inédita na Bahia.

Antes do mês de março, Cairu executou atividades preparativas, coordenadas pela secretaria municipal da Saúde. Os Agentes Comunitários saíram de porta em porta e foram às ruas para sensibilizar o público-alvo (50 a 70 anos) a aderir à campanha. Durante essas ações, médicos dirigentes da SOBED e da SBCP vieram a Cairu e visitaram residências para um bate-papo com moradores. Mais de 90% da população de Cairu, com idade entre 50 e 70 anos, aderiram à ação de rastreamento do Câncer de Intestino;

Foram distribuídos mais de 2.000 kits de teste FIT para o exame de sangue oculto nas fezes. Esse exame FIT indica os pacientes a serem encaminhados para os exames de colonoscopia, que acontecerão a partir desta quarta-feira. Os casos que forem detectados com o câncer de intestino serão encaminhados pela prefeitura de Cairu para tratamento imediato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.