IPTU 2024

quinta-feira, 9 de março de 2023

Cairu celebra Dia Internacional da Mulher no ritmo da Campanha Março Azul

Sessão Solene na Câmara de Vereadores promoveu palestra e homenagem às mulheres
Nesta quarta-feira (8), a Câmara de Vereadores de Cairu celebrou o Dia Internacional da Mulher realizando uma Sessão Solene presidida pela Dra. Cíntia Rosemberg, vice-prefeita e secretária da Saúde do município. A programação contou com uma palestra proferida pelo coletivo formado por médicas do Núcleo Mulher da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e com a inauguração da Exposição “Cairu por Elas”, uma mostra de fotos de mulheres que representam a história do município-arquipélago, destacando os desafios e a força social de cada uma delas, dentro de suas comunidades.

A histórica palestra, inserida no intenso ritmo de uma Cairu escolhida como sede nacional da Campanha Março Azul, visou conscientizar a população sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de intestino. Após a preleção, o público fez diversas perguntas à mesa, enriquecendo de forma significativa o inédito momento vivido por todos. Para a Dra. Raquel Lins, a palestra alcançou os objetivos de entregar conhecimento e noção de prevenção ao câncer de intestino.

“Por conta dos hábitos adquiridos por toda a nossa vida, o câncer de intestino é o 2º que mais cresce e a 3ª causa de mortes no Brasil, por câncer. Mas trata-se de uma doença prevenível. Basta a gente deixar de ter alguns hábitos que a gente passa a preveni-lo. É muito simples. Primeiro a mudança de hábito de vida e depois um exame de rastreio, começando por deixar de consumir carnes processadas, carne vermelha em excesso, largar o cigarro, o consumo de álcool, evitar a obesidade e o sedentarismo. Dessa forma a gente se protege eliminando os fatores de risco e ao mesmo tempo adotando hábitos saudáveis, como consumir cálcio, encontrado nos derivados do leite, cereais integrais, alimentos que contém fibras, praticar exercícios físicos e beber água com mais frequência. Com essas prevenções e um bom diagnóstico, a gente conseguirá, com certeza, reduzir o número de pessoas que morrem de câncer de intestino”, afirmou Raquel Lins.

Já a anfitriã Cíntia Rosemberg, mostrou a grande importância da palestra e da força-tarefa, com médicos do país inteiro, que vem realizando diariamente mais de 60 exames de colonoscopia em pacientes de Cairu, até o próximo sábado.

“Para mim, para o prefeito Hildécio Meireles e para a nossa comprometida equipe da secretaria da Saúde, essa excelente palestra e a ação social realizada pela expedição médica do Março Azul, possibilita à nossa população o acesso a informações e a exames que custam muito caro, que são difíceis de marcar pelo SUS. Nossos pacientes esperam meses por uma oportunidade como essa. A histórica ação social de rastreamento do câncer de intestino, que estamos empreendendo, permite o diagnóstico precoce e o tratamento com medidas menos invasivas, dentro de uma filosofia que a gente não encara como um gasto, mas como um verdadeiro investimento na saúde das pessoas. Temos muito a agradecer à Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), aos nossos Agente Comunitários, a todos os 120 profissionais da Saúde engajados neste projeto. Sem vocês nada seria possível. Muito obrigada mesmo, de coração”, disse a vice-prefeita, Cíntia Rosemberg.

CAIRU POR ELAS
Após a palestra, o grande público foi convidado para a abertura da exposição fotográfica “Cairu por Elas”, uma notável declaração de amor e respeito a todas as mulheres cairuenses. A intervenção artística dá voz às representantes de todas as ilhas de Cairu, abrindo espaço para contarem suas histórias de vida, repletas ansiedade, trabalho, dores, sonhos, força, beleza e alegrias. A exposição “Cairu por Elas” fica aberta ao público em geral, no salão nobre da Câmara Municipal, até 31 de março.

Além das cairuenses homenageadas, vereadores, médicas da SOBED-Mulher, SBCP, FBG e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), marcaram presença no encontro o prefeito Hildécio Meireles, o presidente da Câmara Municipal Diego Meireles, os presidentes Herbeth Silva (SOBED), Antônio Lacerda Filho (SBCP), Sérgio Pessoa (FBG), secretários e assessores municipais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.