IPTU 2024

quinta-feira, 21 de março de 2019

Secretaria da Saúde promove atividades sobre cultura da paz e cidadania nas creches cairuenses

Durante o mês de março, a Secretaria da Saúde de Cairu, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), está promovendo nas creches da rede municipal, ações de promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos. A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) está realizando as atividades com os alunos. A ação já percorreu as creches da Sede, Galeão, Boipeba e Gamboa, até o final do mês as demais localidades do arquipélago serão contempladas com as atividades.

Através de rodas de conversa intermediadas por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, educadores físicos e enfermeira, os pequenos aprendem conceitos como bullying e assimilam a importância do respeito ao próximo e da própria valorização. Desenhos para colorir e dinâmicas do abraço auxiliam no entendimento para o respeito as diferenças. 

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, trabalhando o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O programa possui um cronograma anual que envolve diversas temáticas, entre elas: ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

A secretária da Saúde Italuana Guimarães destacou a importância de abordar a temática. "O bullying e respeito as diferenças são temas urgentes e de grande importância, que precisam ser discutidos desde a primeira infância para desenvolver uma vida saudável em sociedade e evitar maiores conflitos em idades mais avançadas", destacou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.