IPTU 2024

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Secretaria da Cultura de Cairu participa do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca

Entre os dias 14 e 18 de maio a organização Recode reuniu, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil, no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. A Secretaria da Cultura de Cairu, através da Biblioteca Pública Maria Jurenilva, participou do evento que é a primeira etapa de capacitação para implementação do projeto, no qual a Biblioteca Maria Jurenilva foi selecionada, por concorrência no âmbito nacional.

O grupo de profissionais participantes teve formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Os mesmos contribuiram também com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios. O coordenador da Biblioteca Maria Jurenilva, Aílton Macedo, representou a Secretaria da Cultura de Cairu na ocasião.

A atividade faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. Pela primeira vez, o encontro reuniu profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Sobre o Conecta Biblioteca
Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação cultural por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.