Coleta do Lixo

Coleta do Lixo
Coleta do Lixo

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Ramiro Queiroz é destaque em Livro que homenageia 30 nomes que fizeram história na Bahia

Foi lançado na terça-feira (2) o livro “Gestões Empresariais Inspiradoras”, que reúne as biografias de 30 empreendedores baianos que fizeram história no estado pelo pioneirismo e capacidade de inovar em seus respectivos setores de atuação. Dentre eles, o empresário valenciano Ramiro Queiroz, dono das lojas Guaibim.

A cerimônia de lançamento foi realizada na sede do Sebrae Bahia, em Salvador, e contou com a presença de alguns dos homenageados na publicação, além de familiares, autores do livro e dirigentes das instituições que estiveram à frente do projeto.

Ramiro Queiroz, um dos 30 homenageados na publicação, relatou sua convivência com outras lideranças empreendedoras na Bahia ao longo de sua trajetória. “Convivendo com essas lideranças, eu me inspirei e busquei ser ousado. E esse livro, com tantos grandes nomes do empreendedorismo, mostra o que é ser ousado, ser sacrificado, para que possamos alcançar nossos objetivos”, apontou.

Ramiro Júnior, um dos filhos do empresário valenciano, externou o orgulho pela trajetória do pai: "Parabéns, pai querido! Você merece esse reconhecimento pela história de ousadia, coragem e obstinação na busca pelos seus sonhos, que se traduziram em prosperidade para o Baixo Sul da Bahia e sua querida Valença".

Durante a cerimônia de lançamento, foi realizado um talk show com os autores do livro: Adriano Leal Bruni, Horácio Nelson Hastenreiter Filho, Justina Tellechea, Milena Pinillos, Patrícia Valim, Tairine Nunes Santos. A equipe é formada por professores e pesquisadores da Ufba. As indicações foram realizadas a partir da coordenação de representantes das instituições parceiras. O projeto foi idealizado pelo assessor do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, André Gustavo Barbosa.

Homenageados
Cada setor foi representado por dez nomes, indicados pelas respectivas federações. Do agronegócio, foram homenageados: August Suerdick, Carminha Maria Gatto, Emil Wildberger, Francisco Amado da Silva, Ivo Borré, João Martins da Silva Júnior, Lutz Viana Rodrigues, Octávio Ariani Machado, Teófilo Talisco de Cunha e Raymundo Magalhaes.

Já do setor de comércio e serviços, a publicação traz as histórias de: Ademar Glavão, Edward Wilson, Euvaldo Luz, João Marinho Falcão, José ‘Pepe’ Faro, José Lemos de Santana, Lise Werckerle, Mamede Paes Mendonça, Ramiro Queiroz e Wilhelm Hermann Klaus Petters

No setor da indústria, os biografados são: Antônio Francisco Lacerda, Bernardo Martins, Carlos Gilberto Cavalcanti Farias, Clemente Mariani, Giuseppe Vita, José Carvalho Filho, Luiz Tarquínio, Mario Almerindo, Mônica Burgos e Norberto Odebrecht.

O livro
A obra é fruto de uma parceria entre Sebrae, Fecomércio-BA, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sistema Faeb/Senar e Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os biografados representam os três principais setores econômicos do estado: comércio e serviços, indústria e agronegócio.

O objetivo, segundo os organizadores, é que as histórias apresentadas possam inspirar novas gerações de líderes empresariais. Além disso, o livro será um documento de pesquisa para estudantes universitários que buscam referências do empreendedorismo baiano.

Galeria eletrônica
Além do livro físico, o projeto “Gestões Empresariais Inspiradoras” apresenta conteúdos complementares, que podem ser acessados por meio do site gestoesinspiradoras.ufba.br. Na página, constam, além de textos, outros tipos de conteúdo, como fotos, vídeos e podcasts, aprofundando ainda mais as histórias contadas no livro.

Inspiração
O presidente do CDE, Carlos de Souza Andrade, ressaltou o livro como uma homenagem aos principais geradores de emprego e renda no Brasil. “É preciso lembrar também que a maioria dos grandes empresários começa com um pequeno negócio. O livro é uma homenagem também aos donos de pequenos negócios, colocando-os no lugar de destaque em que merecem estar”, afirmou.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforçou o papel da instituição no apoio ao setor produtivo, com foco nas micro e pequenas empresas, e também no fomento à cultura empreendedora. Nesse aspecto, ele reiterou a publicação como uma forma de inspirar os futuros empreendedores. “É uma satisfação poder contribuir com esse momento importante para o nosso estado. O Sebrae é parceiro do setor produtivo e estaremos juntos para construir a Bahia que desejamos, levando a cultura empreendedora para todos os espaços possíveis”, pontuou.

O reitor da Ufba, João Carlos Salles, destacou a publicação como uma “celebração da ousadia, perseverança e inteligência”. “O livro celebra histórias de pessoas que ousaram, deram exemplos e pensaram além de si mesmos. Essas pessoas ousaram e teceram esse lugar extraordinário que é a Bahia”, concluiu.
Livro Gestões Empresariais Inspiradoras



(Edição: Vanessa Andrade - https://www.baixosulemalta.com/)
(Informações: Assessoria Sebrae BA - Carlos Baumgarten)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.