IPTU 2024

sábado, 18 de abril de 2020

Prefeitura de Cairu divulga cronograma de entrega do Cheque Solidário

A Prefeitura de Cairu disponibilizou neste sábado (18/04) o cronograma de entrega do Cheque Solidário nas localidades do município arquipelágo. O benefício social busca minimizar os efeitos gerados pela pandemia de Coronavírus. Os recursos para o benefício serão oriundos da TUPA (Tarifa por Utilização do Patrimônio do Arquipelágo), paga por turistas ao chegarem em Morro de São Paulo. O cheque é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social e terá o valor de R$100 para compra de itens da cesta básica, além de itens de limpeza e higiene, que poderão ser adquiridos em estabelecimentos comerciais do próprio município - arquipelágo.

Na Sede do município - arquipelágo a entrega do benefício aconteceu nos dias 17 e 18/04. De acordo com técnicos da Secretaria de Políticas Sociais, o cadastramento dos estabelecimentos comerciais que desejem aceitar o Cheque Solidário continua aberto, maiores informações podem ser obtidas por meio do Diário Oficial do Município no site www.cairu.ba.gov.br . Ainda de acordo com a equipe técnica, tem existido dificuldade de cadastramento dos estabelecimentos comerciais de Morro de São Paulo e Gamboa, por falta de interesse do empresariado em firmar a parceria com a gestão municipal e também por falta de documentação por parte de alguns comerciantes.

Quem Tem Direito
O critério adotado para seleção dos beneficiados foi a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de famílias com perfil do Bolsa Família e excepcionalmente famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelos núcleos do CRAS que não estejam na base do CadÚnico. Aproximadamente 2 mil famílias cairuenses serão beneficiadas com a iniciativa, a previsão inicial é que o programa tenha duração de dois meses.

Consulta Online
A consulta para saber se tem direito ao Cheque Solidário pode ser feita na internet por meio do link https://www.realetech.com.br/consulta/

Para realizar a consulta basta nome completo e data de nascimento. O beneficiário pode realizar a consulta também com o número do NIS(Número de Identificação Social), este número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho. O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número.

Medidas de Segurança e Cronograma de Entrega
A entrega dos cheques acontecerá nas unidades escolares de cada localidade, o ordenamento para evitar aglomerações contará com o apoio da Guarda Municipal. A Prefeitura de Cairu reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, respeitando o distanciamento mínimo entre as pessoas, utilizando máscaras de pano e dirigindo - se às unidades escolares apenas após a consulta online para saber se tem direito ao benefício.

Confira o cronograma de entrega:
Segunda-feira (20/04)
Galeão - Creche Rural
Torrinhas - Colégio Quilombola de Torrinhas
Tapuias - Escola Cherubim Melgaço Palma
Canavieiras - Escola Esperidiana Moura

Terça-feira (21/04)
Garapuá - Escola José Gomes Aragão

Quarta-feira (22/04)
Boipeba - Colégio Modelo de Boipeba
(Observação: os moradores de Monte Alegre e Moreré devem aguardar nas próprias comunidades o Cheque Solidário ser entregue pelo administrador local).

São Sebastião - Escola Municipal de São Sebastião

Quinta-feira (23/04)_
Gamboa - Colégio Modelo da Gamboa
Morro de São Paulo - Creche Nossa Senhora da Luz (Praça Aurelino Lima)

Sexta-feira (24/04)_
Zimbo - Creche Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.