IPTU 2024

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Fonte Grande do Morro de São Paulo ganha ampliação do deck, paisagismo e limpeza

Durante muitos anos, a Fonte Grande do Morro de São Paulo foi o principal ponto de abastecimento para a comunidade, hoje é patrimônio histórico tombado. A estrutura foi erguida em 1746 a mando do vice-rei do Brasil, André de Melo, para garantir o suprimento de água dos soldados do forte e dos moradores da Vila do Morro de São Paulo. A visita de D. Pedro II e da Marquesa de Santos fizeram a fama da Fonte Grande, em 1859.

Este foi o maior sistema de abastecimento d'água da Bahia Colonial, um notável exemplo da tecnologia construtiva do período, através da captação de águas e decantação, tanto do volume proveniente do lençol freático, quando ao do riacho existente.

Para garantir a preservação desta história, o monumento está sendo limpo pela Secretaria Especial do Morro de São Paulo. Recentemente a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura também realizou a ampliação do deck e recuperação do paisagismo; o patrimônio ganhará ainda uma iluminação especial durante a noite. Essas obras foram realizadas com recursos provenientes da Tupa (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago).

Outras realizações estão sendo feitas no Morro, graças aos recursos da Tupa, como a recuperação de decks, bancos de madeira e paisagismo das Praças da Amendoeira e Aureliano Lima; recuperação do mirante do Farol e recuperação das passarelas da Segunda e Terceira Praias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.