A Secretaria Municipal da Saúde de Cairu, por meio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), está implantando no arquipélago o Matriciamento em Saúde Mental com o projeto "CAPS Itinerante nas Ilhas". O Matriciamento é uma metodologia do Ministério da Saúde e consiste em um processo de construção compartilhada de saberes a fim de elaborar uma proposta de intervenção terapêutica aos pacientes em sofrimento mental e/ou em uso de álcool e outras drogas.
A ação é desenvolvida por uma equipe multiprofissional que envolve a Atenção Básica e os Agentes Comunitários de Saúde, além da equipe do CAPS, composta por médica, psicóloga, assistente social, farmacêutico e enfermeira. A proposta é possibilitar um cuidado colaborativo e de corresponsabilidade entre a saúde mental, a Atenção Básica e as demais áreas, para a integração e o diálogo entre diferentes especialidades e profissionais. O projeto também tem por objetivo realizar atendimento aos pacientes com toda equipe em cada localidade uma vez ao mês.
O primeiro encontro aconteceu na Unidade de Saúde da Gamboa, já na última sexta-feira (20/07) a ação prosseguiu na Unidade de Saúde de Boipeba e abordou, junto à comunidade local, temáticas como o acolhimento ao paciente e o combate ao preconceito da sociedade em relação às questões relacionadas à saúde mental. De acordo com a secretária da Saúde, Italuana Guimarães, um cronograma de atividades está sendo cumprido para atender todas as ilhas do Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após moderação.