IPTU 2024

domingo, 8 de julho de 2018

Fiscais ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Cairu resgatam tartaruga

Após ser encontrada em Garapuá e encaminhada por populares para Praia do Encanto, no Morro de São Paulo, uma tartaruga da espécie verde juvenil foi resgatada na quinta-feira (05) por fiscais ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Cairu. Essa espécie pode atingir até 143cm de comprimento de carapaça, pesar 160kg e viver até 75 anos, possuindo status de conservação sinalizado como vulnerável. 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Sustentável, Fabiana Pacheco, o animal encontrava-se debilitado, por isso foi encaminhado para a sede do Projeto TAMAR na Bahia, localizada na Praia do Forte, para os devidos cuidados antes de ser devolvido ao seu habitat natural.

O Projeto Tamar começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.