O escritor e pesquisador cairuense Isaías do Rosário Ribeiro, conhecido como Mestre Isaías, lançou neste domingo (9) no Salão de Eventos do D’Gregório Café, no Casa Shopping Cidade (Itaigara), em Salvador, o livro “1942 de Cairu – Traços Históricos”.
A obra apresenta reflexões e relatos sobre fatos ocorridos no Arquipélago de Cairu durante o turbulento ano de 1942, período em que o Brasil entrou oficialmente na 2ª Guerra Mundial, após o afundamento de navios nacionais por submarinos alemães, tendo o Morro de São Paulo como um dos palcos desses eventos, patrocinados pelos nazistas.
Com linguagem envolvente e fundamentação histórica, o autor resgata memórias e acontecimentos que ligam o Município-Arquipélago ao cenário global da guerra, destacando o impacto desses episódios sobre os moradores e o cotidiano das ilhas.
Mais do que um registro documental, “1942 de Cairu – Traços Históricos” é um convite à valorização da memória coletiva, à preservação das narrativas locais e ao reconhecimento do papel que o território cairuense desempenhou em um dos períodos mais marcantes da história mundial.
“A posição estratégica do nosso arquipélago, na costa baiana, fez de Cairu um ponto de observação e tensão durante a guerra. Este livro é uma homenagem às pessoas que viveram aquele tempo e guardaram histórias que não podiam se perder, sendo o mesmo apenas um ângulo do triângulo, pois acho que a Segunda Guerra Mundial encontrou o Brasil em Cairu!”, afirma o autor.
O lançamento reuniu amigos, estudiosos e admiradores da história regional, abraçando a contribuição de Mestre Isaías à cultura e à memória do Município-Arquipélago de Cairu.





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após moderação.