Secretário estadual do Turismo Pelegrino e o prefeito Fernando Brito visitam as obras de restauração da Fortaleza do Morro |
Com o avanço das obras de restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo, a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), Prefeitura de Cairu e Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides) começaram a definir, na quinta-feira (09/6), um sistema de governança do monumento.
O restauro tem apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que investe R$ 8,5 milhões na recuperação da edificação do século XVII.
Ao lado do prefeito de Cairu, Fernando Brito, e do superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Fernando Ferrero, o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, disse que a contribuição para o comitê gestor do monumento faz parte de uma agenda de trabalho que mantém no Morro de São Paulo.
'Estamos trabalhando com a transversalidade de ações, desde infraestrutura náutica até a promoção do destino', explicou Pelegrino. 'Neste momento, nossos esforços estão concentrados também na valorização de um equipamento de relevante interesse turístico, histórico, arqueológico e arquitetônico, que agrega valor cultural a um destino de sol e praia'.
Quando a obra de restauro estiver pronta, no final de 2016, haverá sala de reuniões, anfiteatro, espaço para eventos e área para concessão de uma cafeteria.
O comitê gestor será responsável pela manutenção e operação da fortaleza. Visitas guiadas devem ser uma das alternativas de receita, como foi acordado em reunião, nesta quinta-feira, com a presença de representantes do BNDES, Iphan, empresários e representantes da comunidade local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após moderação.