+ de 20 OBRAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

DIA D de Mobilização do Rastreamento do Câncer de Intestino é realizado em Cairu

A secretaria da Saúde do município de Cairu realizou nesta quinta-feira 2, o DIA D de Mobilização do Rastreamento do Câncer de Intestino. A força-tarefa, executada em todas as ilhas do arquipélago, buscou a adesão dos moradores à campanha Março Azul, que tem como objetivo alertar a população sobre a conscientização, prevenção e combate ao câncer colorretal.

O rastreamento do câncer de intestino começa com um simples exame de fezes para identificar os casos que necessitam de tratamento. Este é o segundo tipo de câncer que mais mata homens e mulheres no Brasil, portanto, ações preventivas como essa são fundamentais para a chance de cura, atingindo mais de 90% de sucesso nos casos descobertos no início.

Em Cairu, após o exame de sangue oculto nas fezes, os pacientes com teste positivo serão submetidos à colonoscopia, agendada para os dias 8, 9 ou 10 de março, na Unidade de Saúde da sede do município. Durante este exame poderá ocorrer a necessidade do tratamento endoscópico (retirada) dos pólipos diagnosticados. Os casos detectados com o câncer de intestino serão encaminhados para tratamento imediato.

Essas ações preparativas fazem parte do Projeto “Cairu - Coração do Março Azul”, realizado pela prefeitura, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), com apoio especial da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI).

Câncer de Intestino
O câncer de intestino (câncer colorretal) são tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões do colo, reto e ânus.

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolvê-lo são:
- Idade acima de 50 anos;
- Histórico familiar de câncer de intestino;
- Dieta pobre em fibras, ingestão excessiva de carnes vermelhas e carnes processadas, tipos salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame, bacon, peito de peru;

Quais são os principais sintomas?
Os sintomas dependem da localização do câncer. Quando localizado no colo direito, os sintomas mais frequentes são diarreia, anemia e massa palpável. No colo esquerdo, apresenta constipação e obstrução intestinais. Já o câncer do reto, os sintomas são sensação de evacuar, muco e fezes em fitas.

A incidência de câncer de intestino com evolução assintomática ou com sintomas raros é o grande obstáculo para o diagnóstico precoce. Para preveni-lo, recomenda-se uma dieta rica em fibras, produtos de origem vegetal, pobre em gordura saturada e diminuição do consumo de carnes vermelhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.