IPTU 2024

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Filme “A Matriarca” será exibido sexta-feira em Cairu

A Matriarca: primeiras exibições em Cairu, Valença e Nilo Peçanha
O filme baiano A Matriarca terá suas primeiras exibições públicas aqui na região, iniciando sua caminhada em Cairu, na próxima sexta-feira (25), às 15h30, no plenário da Câmara Municipal. As exibições gratuitas em Cairu, Valença e Nilo Peçanha são uma devolução de agradecimento aos municípios que apoiaram a produção durante a realização do filme, entre 2020 e 2021.

Filmado em Valença e Cairu, o longa metragem A Matriarca revela toda a atmosfera das belezas dos municípios envolvidos nas filmagens. As paisagens naturais, a arquitetura histórica e a presença marcante das manifestações culturais, como Os Caretas, Congo (Cairu) e a Zambiapunga de Nilo Peçanha, constroem o imaginário do espaço fílmico onde se desenvolve a estória de ficção.

“Essas exibições antecedem o lançamento do filme, que ainda não tem data de estreia. É uma devolução respeitosa a todas as pessoas da região que participaram do projeto. É uma exibição de agradecimento. Sou muito grato pelo acolhimento que o filme teve pelo poder público, pela sociedade e pelas pessoas da região que participaram da equipe do filme. Poderíamos contar essa estória em qualquer lugar do mundo, mas o Baixo Sul da Bahia tem uma expressão cultural muito importante para o Brasil, além de ter uma relação afetiva com a região”, explica o diretor do filme, o cineasta baiano Lula Oliveira.

O FILME
O filme conta a estória de uma família que há muito não se via. Separados no tempo, se reencontram na pequena Itabaína (cidade fictícia) para rever a matriarca e comemorar os seus noventa anos. No dia do aniversário, uma grande surpresa corta a alegria daquele instante: a matriarca da família morre. Mistérios e segredos vêm à tona, a partir dos encontros e tramas envolvendo filhos, netos e outros agregados em torno da alegria da festa e toda a tristeza de sua morte, todo o ritual fúnebre, que acaba por revelar algo acerca da natureza das relações humanas, que envolve essa família.

Produzido pela DocDoma Filmes, A Matriarca foi realizado com recursos da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Também teve o patrocínio para finalização do CredCesta e da Bahiatursa. Tem o apoio da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, Prefeituras de Cairu, Valença, Nilo Peçanha, Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul (IDES) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated-Bahia).

SERVIÇO:
O quê – Exibição do filme A Matriarca
Quando – 25, 26 e 27 de novembro
Onde – Câmara de Municipal de Cairu, (25/11) às 15h30;
Cine Vitória, em Valença, (26/11) às 20h;
Sede do Zambiapunga, em Nilo Peçanha, (27/11) às 10h.
Quanto - Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.