IPTU 2024

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Prefeitura de Cairu adquire mil testes rápidos para Covid -19

Em continuidade às ações para o enfrentamento do novo Coronavírus, a Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Comitê de Combate e Prevenção à Covid -19, adquiriu mil testes rápidos. A aquisição tornará mais ágil a detecção da Covid-19 e contribuirá com a implantação de medidas de controle da infecção.

Os testes serão aplicados conforme os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), seguindo o critério médico. O teste rápido possui algumas limitações, como a necessidade de ser realizado apenas em pessoas sintomáticas e após o 8° dia do início dos sintomas, preferencialmente entre o 10º e 14º dia. Evitando assim, que o resultado seja falso negativo. De acordo com os especialistas, é preciso esperar esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos suficientes para ser detectado no teste.

Além dos mil testes adquiridos, novos testes foram enviados pela Sesab para serem aplicados nos profissionais da Saúde que atuam no município - arquipelágo. A testagem com as equipes terão início ainda está semana.

"Os testes rápidos são capazes de determinar índices diferentes de anticorpos, ou seja, são capazes de determinar se uma pessoa já teve contato com o vírus, se está curado ou se ainda está na fase ativa de transmissão. O paciente que procurar as unidades de saúde passará por uma avaliação médica e caso o médico veja a necessidade, o teste será realizado", explica a secretária da Saúde, Italuana Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.