A Secretaria da Saúde de Cairu iniciou a distribuição de máscaras de pano para gestantes, idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, asma, entre outras cormobidades incluídas no grupo de risco para Covid-19. A distribuição está acontecendo concomitantemente com a 2ª etapa da vacinação contra influenza e abrangerá todas as localidades do município-arquipelágo.
O material para as máscaras foi adquirido pela própria Secretaria da Saúde e confeccionado por costureiras voluntárias do município. "Formatamos um projeto que integrou uma rede de costureiras voluntárias em diversas localidades do arquipelágo, elas foram responsáveis por confeccionar 80% das máscaras que estamos distribuindo. Deixo aqui o meu agradecimento a todas que uniram-se conosco nessa iniciativa para proteger os que mais precisam", ressaltou a secretária da Saúde, Italuana Guimarães.
O uso da máscara vem sendo defendido tanto pelo Ministério da Saúde, como pela Secretaria Estadual da Saúde da Bahia, como forma de protecão contra o novo coronavírus. Pesquisadores e médicos defendem essa opção, principalmente por existir pessoas infectadas pelo vírus, mas assintomáticas. Estudos recentes revelam que a máscara caseira, feita com tecido de algodão, reduziu em até 78% a eliminação de microrganismos no ambiente, impedindo que as partículas sejam transportadas pelo ar, além de limitar o contato das mãos com boca e nariz, através de uma barreira física.
Além do uso da máscara, higienizar frequentemente as mãos e evitar aglomerações são as principais recomendações para evitar o contágio. Dessa forma, você se protege e protege o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após moderação.