Teve início nesta terça-feira (17), no Morro de São Paulo, um curso voltado para a capacitação de criação de abelhas. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Especial do Morro com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato dos Produtores Rurais de Cairu, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Sustentável e da Educação.
O curso, totalmente gratuito, contará com certificação do Senar e carga horária de 40 horas. Além de conceitos sobre apicultura, no decorrer do conteúdo programático os alunos conhecerão mais sobre morfologia das abelhas, história da apicultura, localização e instalação de apiários, demonstração de equipamentos e utensílios apícolas, apresentação de colmeias, medidas de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente. Consideradas as principais polinizadoras do meio ambiente e agrícola, as abelhas são responsáveis pela produção de mel, pólen, própolis e geleia real, produtos naturais saudáveis utilizados para várias finalidades e também como fonte de renda familiar, quando produzidos dentro das normas técnicas corretas.
Ainda neste segundo semestre estão previstos o início de outros três cursos no Morro de São Paulo, em parceria da gestão municipal com o Senar. São eles: manutenção de motores a diesel, produção de hortas e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após moderação.