IPTU 2024

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Técnicos da Secretaria da Saúde de Cairu participam de capacitação sobre qualidade da água

De 23 a 26 de julho, técnicos da Secretaria da Saúde de Cairu participaram, nas instalações da Policlínica Regional de Saúde de Valença, da capacitação do Vigiagua (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) promovida pelo NRSSUL (Núcleo Regional de Saúde Sul), que teve por objetivo obter a correta operacionalização e inserção de dados no sistema Sisagua (Sistema de Informação d Vigiagua) e promover conhecimento a cerca de formas de abastecimento de água coletiva ou individual, bem como dos riscos à saúde humana devido a falhas no processo de potabilização nas diversas etapas de tratamento, desde a captação até o fornecimento final nas residências em áreas urbanas ou rurais.

O Sisagua é um instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo Humano, tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde. O Sisagua armazena informações cadastrais sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água para consumo humano, bem como sobre a qualidade da água proveniente de cada uma das formas cadastradas, inferida pelos prestadores do serviço (controle) e pelo setor saúde (vigilância).

A secretária da Saúde, Italuana Guimarães, ressaltou a importância da capacitação. "O conhecimento repassado é de extrema importância na logística de dados estatísticos, que busca utilizar as informações coletadas no sistema Sisagua, a fim de identificar as melhorias necessárias, êxitos e demais informações pertinentes à qualidade da água fornecida em nível nacional. Com esses dados pode ser ofertado uma água de melhor qualidade para a população", pontuou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.