No último dia 11 de junho, Cairu apresentou suas experiências exitosas do programa Formação pela Escola (FPE) durante reunião de alinhamento das ações desenvolvidas em 2019. O encontro reuniu coordenadores e tutores do programa no Núcleo Territorial de Educação (NTE-19), em Feira de Santana. Cairu foi plenamente representado pela professora Rosângela Ché.
Entre os avanços significativos contidos no relatório cairuense estão a participação nos cursos do FPE de representantes de todas as comunidades cairuenses; a validade dos certificados dos cursos do FPE para pontuação nos concursos públicos, inclusive Reda; o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Alimentação Escolar (CAE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além do fortalecimento, dentro das comunidades, do controle social sobre os recursos públicos destinados à Educação.
O Formação pela Escola (FPE) é um programa de formação continuada, na modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle dos recursos financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São nove cursos oferecidos: Competências Básicas; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Programas de Transporte do Escolar; Programas do Livro; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); Controle Social para Conselheiros; Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e Censo Escolar da Educação Básica - Sistema Educacenso. O programa é voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos, gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
MESA REDONDA
Segundo Rosângela Ché, no início do segundo semestre deste ano será realizado em Cairu uma mesa redonda com o tema “A importância da alimentação escolar”. O evento contará com a participação de funcionários dos serviços gerais, porteiros, merendeiras, nutricionistas, professores, equipe técnica da secretaria da Educação, responsáveis pela merenda escolar, técnicos da licitação, contabilidade, vereadores, sindicalistas, pais e comunidades, quando discutirão sobre o tema no âmbito do município. Como resultado sairá um protocolo de compromisso com a alimentação escolar, que será levado para o gestor municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após moderação.