IPTU 2024

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Mutirão de combate ao glaucoma é realizado em Cairu

Com o objetivo de combater e prevenir doenças oculares, a Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria da Saúde, e em parceria com a SESAB, realizou no último dia 14\2 um mutirão de combate ao glaucoma, beneficiando pacientes de todas as ilhas. A triagem foi realizada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde focando em pessoas com lesão ocular ou com histórico de doença ocular/cegueira na família, ou que fazem parte do grupo de risco: acima de 50 anos de idade, hipertensos e diabéticos. Após essa triagem inicial, os pacientes foram encaminhados, em  transporte cedido pela prefeitura, para Sede do Município, onde passaram por exames gratuitos para detecção precoce da doença, que é um tipo que não tem reversão do quadro.

Dos 246 pacientes encaminhados para os exames, 63 foram diagnosticados com glaucoma e 37 com catarata, esses serão encaminhados para procedimento cirúrgico. Os pacientes com glaucoma receberão gratuitamente o colírio para o tratamento da doença. A secretária da saúde, Italuana Guimarães, destacou a importância da ação. "O glaucoma tem maior prevalência em pessoas com histórico familiar e é uma doença silenciosa, mas que pode ser prevenida e controlada. O paciente beneficiado com o projeto recebe acompanhamento médico gratuito, inclusive com acesso a colírios de alto custo. Com essa iniciativa, estamos assegurando a qualidade de vida de diversos cairuenses que terão a visão mantida", pontuou a secretária.

Esse é o segundo mutirão relacionado a doenças oculares realizado pela Secretaria da Saúde de Cairu. Em dezembro de 2018, um mutirão de cirurgias de catarata foi realizado, devolvendo à visão para 42 cairuenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.