IPTU 2024

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Artesãos cairuenses participam da 29ª Feira Nacional de Artesanato

Com a expectativa de receber 170 mil visitantes e gerar negócios de 65 milhões a 70 milhões de reais, começou nesta quarta-feira (05), em Belo Horizonte, a 29ª Feira Nacional de Artesanato; esta é última grande feira nacional do ano. Os artesãos Omar Malcoff e Jô Menezes do Morro de São Paulo foram selecionados, via edital da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e expõem no evento com sua coleção entitulada: Jóias do Morro de São Paulo. 

O município cairuense é um grande celeiro do artesanato, essa vocação vem sendo reforçada através do Programa Municipal da Secretaria de Cultura : Desenvolvimento Estratégico do Artesanato Cairuense, que fomentou a participação dos artesãos nas feiras nacionais e regionais, além de criar mutirões para o cadastro da Carteira Nacional , que é a identidade do artesão. Este programa foi possível pela participação ativa de diversos parceiros, entre eles: SEBRAE, SETRE,Coordenação de Fomento ao Artesanato(CFA), Secult/Bahia e IPAC. O SEBRAE, foi responsável por fortalecer um trabalho com na iconografia, o que resulta em peças que refletem o patrimônio local. Já a SETRE e o CFA realizaram palestras de sensibilização e emissão das Carteiras de Identidade do Artesão. Assim, o município cairuense, está retratado nas peças moldadas em prata, pedras, sementes e cocô, em uma harmonia que conversa com as riquezas do município- arquipélago. 

A feira, que prossegue até domingo, conta com 5 mil artesãos e artistas de todo o país, distribuídos em 1.100 estandes. Este ano, a feira tem como tema “Mestres da arte e do artesanato” e vai homenagear 37 artesãos e artistas de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.