IPTU 2024

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Secretaria da Saúde de Cairu levou informação e cuidados através do Outubro Rosa

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele não-melanoma. As estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é responsável por 28% dos novos casos de câncer a cada ano. A estimativa é de que só em 2018 sejam registrados quse 60 mil novos casos da doença no Brasil. Buscando modificar este quadro, a campanha mundial Outubro Rosa conscientiza as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais uma vez, o município de Cairu, por meio da secretaria municipal da Saúde, integrou este movimento levando conhecimento e oportunidade às mulheres cairuenses. Durante todo o mês de outubro foram realizadas diversas atividades nas unidades de saúde do arquipélago, sempre envolvendo a comunidade e incentivando a participação das mulheres. Entre as diversas ações realizadas pela secretaria da Saúde destacam-se: dinâmicas de grupo; palestras abordando os temas "Autoexame das Mamas", "Exame Preventivo" e "Doenças Sexualmente Transmissíveis"; distribuição de material informativo, entre outros. 

Nas palestras com os profissionais da área da saúde, as cairuenses obtiveram informações de grande relevância, tais como:
- A importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
- Mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;
- A diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;
- Os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;
- O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres.

A secretária da Saúde, Italuana Guimarães, reforçou a importância do engajamento do Município na campanha. "O objetivo do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres de que independente da idade devem sempre cuidar da sua saúde, lembrando que a prevenção é sempre a melhor opção. A informação aliada a prevenção pode ajudar a salvar muitas vidas", ressaltou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.