IPTU 2024

segunda-feira, 20 de março de 2017

Secretarias da Educação e da Juventude de Cairu realizam bate-papo nas escolas

As Secretarias Municipais da Educação (Seduc) e da Juventude (Sejuve) de Cairu realizaram um bate-papo sobre empoderamento do jovem negro, com roda de conversa, interação, música, dança e discussão sobre o cabelo estilo "Black Power", como forma de liberdade de expressão, aceitação e identidade do jovem afrodescendente. O "Encontrinho do Poder" é uma prévia do Encontro de Cacheados e Encrespados do Baixo Sul da Bahia, que ocorrerá em Valença no mês de maio e contará com a participação de jovens de Cairu. A atividade já aconteceu nos colégios Modelo do Morro\Zimbo e da Gamboa.

Os componentes do ‘Coletivo Meu Black’, Márcio Santana, Mírian Barbosa e Tiago Mascarenhas interagiram com alunos e professores sobre o tema, além de promover e incentivar a intervenção estética de "soltar e valorizar os cachos" ao vivo, ato assumido pela integrante da Sejuve, a youtuber Talita Ohana. A funcionária do Colégio Modelo, Jandira , de 55 anos, disse que gostou da iniciativa de trazer o debate sobre o tema para dentro da escola e que tem em casa um filho que, segundo ela, apesar de sofrer preconceito, "pode ser o que ele quiser ser e bem entender". Os coordenadores do coletivo explicam que a intenção não é só trocar experiências, mas falar sobre bullying, preconceito racial, traumas de infância e aceitação. "Nós queremos incentivar as meninas e meninos a assumirem o cabelo natural, a assumirem sua identidade, cultura etc. Nos sentimos muito bem acolhidos e pretendemos voltar”.

A proposta da Seduc e Sejuve é provocar o debate para que os professores das escolas desenvolvam trabalhos de aprofundamento do tema em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.