JANEIRO BRANCO

JANEIRO BRANCO
JANEIRO BRANCO

Colônia de Férias

Colônia de Férias
Colônia de Férias da Educação Infantil

sábado, 16 de abril de 2016

Carteira de Estudantes agora só podem ser emitidas pela UNE, UBES e ANPG

Desde o dia 01 de dezembro de 2015 está em vigor o decreto nº 8.537, de 5 outubro de 2015, que regulamenta a Lei da Meia-entrada (Lei nº 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013). Este decreto garante que 40% dos ingressos de um evento sejam destinados à meia-entrada.

E quem tem direito a meia-entrada? Confira a seguir um resumo das novas regras:

ESTUDANTES
A principal mudança está por conta da documentação. A partir de agora, a identificação do estudante precisa seguir um padrão nacional definido pelas entidades nacionais UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), ANPG (Associação Nacional de Pós-graduandos), regido por estritas medidas de segurança e fiscalização para evitar falsificações e irregularidades no uso desse direito.

O documento que deverá ser apresentado nas entradas dos eventos é a Carteira de Identificação Estudantil – CIE, emitida pelos órgãos oficiais descritas no Decreto nº 8.537/2015. http://www.planalto.gov.br/…/_Ato201…/2015/Decreto/D8537.htm

Saiba como adquirir a Carteira de Identificação Estudantil:https://www.documentodoestudante.com.br/

IDOSOS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS
Idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos têm direito a meia-entrada. Para comprovar, basta apresentar o documento de identidade.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES
Pessoas com necessidades especiais e um acompanhante têm direito a meia-entrada. O documento exigido no local do evento para pessoas com necessidades especiais será:

a) O Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência; ou
b) Documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.

O documento do beneficiado sempre deverá ser acompanhado do documento de identificação com foto expedida por órgão público e válido em todo o território nacional.

O acompanhante também tem direito ao benefício da meia-entrada (Somente um acompanhante por pessoa com necessidade especial).

JOVENS DE BAIXA RENDA
A partir do dia 31 de março de 2016, jovens com idade entre 15 e 29 anos, que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), também terão direito a meia-entrada.

O documento que dá direito ao benefício pelo jovem de baixa renda é a carteira de Identidade Jovem. Este documento será emitido pela Secretaria Nacional de Juventude a partir do dia 31 de março de 2016. No local do evento, deverá ser apresentado também um documento de identidade oficial com foto, expedido por órgão público e válido em todo território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.