IPTU 2024

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Prefeito Fernando Brito dá coletiva de imprensa sobre o CarnaGamboa

Com as participações de diversos veículos de comunicação da região, o prefeito de Cairu Fernando Brito reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira (3), no Hotel Portal Rio Una, para divulgar os preparativos visando a realização do CarnaGamboa 2016. Fernando esteve acompanhado das secretárias municipais Graça Peleteiro (Turismo), Italuana Guimarães (Saúde), Adelaide Ribeiro (Cultura), Ariana Coutinho (Governo), do vereador Ivan de Gerino, professor Emanuel Ribeiro (vice-diretor do Cecame-Ilhas), do representante da Itaipava Orlando Freire e do comandante da 33a CIPM, major Itamar Gondim. 

O comandante major Gondim destacou o grande número de policiais envolvidos este ano no carnaval da Gamboa. "A prefeitura de Cairu forneceu toda a infraestrutura necessária para garantirmos dez patrulhas na segurança do CarnaGamboa, nos possibilitando o número ideal para na cobertura do perímetro da Gamboa", disse. Segundo o comandante, o planejamento da segurança foi feito com o objetivo de sair perfeito para que a PM tenha todas as condições de trabalhar e garantir tranquilidade durante o evento. "No nosso cotidiano, o prefeito Fernando Brito tem sido muito elogiado por toda a corporação. O prefeito de Cairu aumentou o efetivo diário do Morro e da Gamboa, um número inédito que nunca tinha sido colocado antes", por isso agradeço o apoio que o prefeito tem dado à segurança pública e à Polícia Militar. A estrutura de segurança oferecida em Cairu é digna e adequada ao tamanho da demanda e ao fluxo de pessoas, principalmente no Morro de São Paulo, para onde os olhos do mundo inteiro estão sempre atentos. Já fizemos reunião de mobilização para a festa com toda a tropa e todos sabem que teremos um forte grupo de abordagem na entrada da Gamboa, para evitar a entrada de bandidos e armas. Temos consciência que no carnaval nosso abadá é a nossa própria farda", declarou o major. 

A secretária da Saúde falou sobre a capacitação do SEBRAE para os ambulantes. "Um desafio colocado para nós pelo prefeito é fazer um CarnaGamboa ainda melhor do que o de 2015, que já foi muito bom". A titular da pasta da saúde explicou detalhadamente as ações do pré-carnaval de combate ao mosquito aedes aegypti, com ações de limpeza, o projeto 'patrulha verão' da vigilância sanitária, fiscalização de embarcações e nos locais onde haverá manipulação de alimentos, tomando cuidados adequados em relação à segurança alimentar, atribuindo 'selos' aos ambulantes que passaram por treinamento e estejam aptos à comercialização de produtos. Serão distribuição oito mil kit´s de preservativos e já foram gastos mais de dois mil sacos de lixo de 100 litros nos mutirões de limpeza e prevenção. "Cairu é um exemplo de municípios no cumprimento das metas do Ministério da Saúde. No carnaval estarão à disposição ambulâncias e ambulanchas extras no atracadouro e na Graciosa e o máximo de apoio, com equipes médicas para garantir atendimento aos foliões", declarou Italuana.

A secretária da Cultura Adelaide Ribeiro afirmou que Cairu tem um celeiro cultural valorizado pelos moradores e prefeitura. "As manifestações culturais das comunidades fortalecerão o carnaval familiar, com blocos infantis e as folias feitas pela própria população. A atenção especial dada pela prefeitura de Cairu aos grupos de cultura popular tem causado admiração a todos. Levaremos para o CarnaGamboa a ecologia e a alegria pautadas na conscientização e estruturação dos grupos, baseado no conceito da sustentabilidade, que vai desde a utilização dos materiais utilizados nas fantasias até o descarte e aproveitamento de materiais oriundos da própria localidade", disse.

"Temos a previsão de que todos os 15 mil leitos de Cairu serão ocupados no período da festa no Morro, Gamboa e Boipeba. Quanto aos atracadouros, os visitantes entram nas ilhas em dias diferentes, mas saem em fluxo maior num único dia e a empresa responsável pela administração dos terminais marítimos tem o cuidado da quantidade máxima de pessoas, por causa do peso que os píer's e pontes suportam, havendo o controle do fluxo para evitar acidentes e maiores transtornos, sendo que o atracadouro da Gamboa está reformado com todas as condições para agilizar a chegada e a saída dos foliões. Vale aqui ressaltar, que a prefeitura de Cairu também está envolvida em diversas atividades da famosa "Ressaca do Morro", um interessante evento que acontece todos os anos quando termina o carnaval de Salvador e, tradicionalmente, o Morro recebe os turistas que chegam a partir da quinta-feira após o carnaval", comentou a secretária do Turismo de Cairu, Graça Peleteiro.

Já o prefeito Fernando Brito falou sobre o cuidado na organização da festa, pensando nos mínimos detalhes de modo a atender as expectativas dos foliões, principalmente fazendo uma festa popular com foco na comunidade e na valorização das manifestações culturais. Fernando chamou atenção também para a preocupação da prefeitura de Cairu em relação à orientação e organização dos ambulantes que trabalharão no evento. Sobre a segurança, o prefeito afirmou que em torno de 40 policiais estarão de serviço cada noite, com lancha exclusiva para transportar as tropas, além do plantão médico para possíveis emergências e salva-vidas para orientar e proteger os banhistas durante o período. "Estamos pensando em cada detalhe para garantir um CarnaGamboa de muita paz e alegria. Teremos em torno de 300 profissionais envolvidos na base da organização da festa e, por noite, estimamos cerca de 20 mil pessoas participando da grande festa. Lembro também que o carnaval de Cairu acontecerá simultaneamente na Sede do Município, Boipeba, Cova da Onça, Galeão e Torrinhas, com atrações contratadas pela prefeitura", afirmou o prefeito.

O CarnaGamboa 2016 é uma realização da Prefeitura de Cairu, com patrocínios da Itaipava e do Governo da Bahia, através da Bahiatursa, secretaria do Turismo e secretaria da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.