IPTU 2024

quinta-feira, 12 de março de 2015

ÔNIBUS FLUTUANTE transporta até 50 passageiros

O ônibus anfíbio existe. Ele foi criado por uma empresa holandesa e já opera em Roterdã, Londres e Budapeste. O veículo, cujo nome é Amfibus (ou BusBarco) é um ônibus normal, que transporta até 50 passageiros e roda em qualquer lugar, podendo alcançar 100 km/h. A diferença surge na hora de entrar na água:

O motorista aperta um botão e o veículo se transforma: suas rodas se recolhem e o ônibus passa a ser impulsionado por dois jatos d’água, alcançando 16 km/h. Na Europa, o Amfibus virou atração turística. Em Roterdã, ele faz um tour que dura 75 minutos e custa 19,50 euros (cerca de R$ 40). O passeio começa no centro da cidade e segue para o Museu Marítimo. Em seguida, passa por cima da ponte Erasmus e entra no rio Meuse, onde se transforma em barco. "A sensação é meio esquisita. É estranho estar a bordo de um ônibus, que é todo fechado, dentro da água e sem afundar", descreve a turista inglesa Cassie Weber. 

O Amfibus também poderá ser usado como veículo comercial - isso porque, mesmo custando o equivalente a R$ 1,9 milhão, ele é mais barato do que os ferryboats que normalmente fazem o transporte fluvial na Europa. E seus criadores querem levar a tecnologia do veículo para os carros e os ônibus convencionais, que poderiam ser adaptados para resistir a enchentes. Só falta mesmo inventar pontos de ônibus flutuantes. 

BUSBARCO - VEÍCULO TEM ADAPTAÇÕES PARA NAVEGAR EM RIOS

 
NA FRENTE A parte de baixo do ônibus é fechada, para que ele flutue, e tem o formato de casco. As rodas se retraem quando ele está na água. 

ATRÁS 
O motor é ligado a um compressor, que solta jatos d´água por canos de escape - fazendo com que o veículo se desloque na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação.